A paixão do artista gaúcho Roberto Muccillo (56 anos) pela velocidade começou cedo, acompanhando a transmissão das provas da F1 e nos mais de 20 anos trabalhando na divulgação e organização das provas de automobilismo no Rio Grande do Sul.

A pintura surgiu em 2002 e, com ela, a vontade de pintar uma série sobre seu tema preferido, as competições. No Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre cursou as aulas de desenho e teoria da arte contemporânea.

 

EUROPA

Morou em Portugal entre 2006 e 2008. Este período na Europa foi dividido entre trabalhos de designer gráfico e produção publicitária e a arte, com visitas regulares a museus e galerias de arte. Na Escola Nacional de Belas Artes, realizou o Curso Temas da Estética e Teorias da Arte Contemporânea, ministrado pelo Dr. David Lopes. As pinturas temáticas ganharam novos traços e essa produção pode ser mostrada em Portugal, Espanha e Inglaterra. Além das obras dedicadas às corridas, surgiu a Série Deslocamentos, que nasceu da vontade de transformar sobras de materiais em arte. Com este trabalho realizou uma exposição individual no Espaço Cultural Cem Medos, no Bairro Alto de Lisboa. Uma dessas obras foi selecionada para o Salão Anual de Artes Plásticas do Seixal, em Portugal, no ano de 2007.

 

Já as pinturas temáticas de competiçãoparticiparam de eventos da F3 Inglesa e OpenGTna Espanha, MotoGP, além de eventos e exposições relacionadas à competição.  Atualmente participa dos principais eventos no Brasil como Porsche GT3, Stock Car, Endurance, Porsche Club Sttutgart,  Rally Clássicos, Clube MB, SBK Brasil, Kart, Arrancada e Porsche Talk.